segunda-feira, 20 de junho de 2011

A verdadeira adoração: A mulher pecadora na casa de Simão.

Qual foi a última vez que você experimentou um sentimento intenso o suficiente para deixá-la disposta a enfrentar a censura pública? Essa “mulher pecadora” rompeu todos os tipos de convenções para demonstrar seu amor pelo Senhor Jesus.
Texto bíblico: Lucas 7:36-50
Não sabemos o nome dela, mas conhecemos sua reputação. Quase todas as pessoas da cidade sabiam que tipo de mulher ela era (7.39). A maioria dos comentaristas bíblicos pensa de tratar de uma prostituta. De qualquer forma, Simão a reconheceu como “pecadora” por causa do tipo ou do nome dela.
Certamente a mulher também conhecia o “tipo” de Simão. Um fariseu nunca a receberia em sua casa. Ela demonstrou uma boa dose de coragem ao aproximar-se de Jesus naquele lugar. Entretanto, não estava sendo inconveniente, jantares como aquele eram normalmente abertos ao publico que desejasse vir e assistir.
Visto que os convidados ficavam recostados ao lado da mesa, não foi difícil para aquela mulher alcançar discretamente os pés de Jesus sem fazer alarde. Mas não foi tanto a presença dela ali que causou tamanha comoção no dono da casa, mas suas ações.
Como a mulher trouxera consigo um vidro de perfume, provavelmente pretendia derramá-lo sobre Jesus. Mas, quando ela viu o Senhor Jesus frente a frente, ficou tão desorientada pela emoção que suas lágrimas, não o perfume, caíram sobre os pés do Senhor.
As senhoras respeitáveis daquela época usavam cabelos presos, mas aquela mulher não estava preocupada com a opinião pública. Ela usou os próprios cabelos, que estavam soltos, para secar os pés de Jesus.
Finalmente, derramou sobre o Senhor o perfume, mas não sobre a cabeça, como era o costume. Humildemente, ela ungiu os pés de Jesus com um perfume considerado muito mais caro do que azeite que um anfitrião cortês (aparentemente uma categoria à qual Simão não pertencia) teria usado para ungir a cabeça dos convidados.
Tudo que Simão viu foi o comportamento fora dos padrões convencionais que aquela mulher assumiu e o considerou mais uma evidência do tipo de mulher que ela era. Mas Jesus viu o coração dela. O Senhor enxergou mais uma evidência do tipo de mulher que ela era. Mas Jesus viu o coração dela. O Senhor enxergou aquela ousadia emocional como um gesto de amor e gratidão pelo que Ele havia feito por ela. Ele explicou: “Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou” (7.47).
Imagine só o impacto que causaria se todos nós, que já tivemos nossos pecados perdoados, demonstrássemos nosso amor por Jesus com a mesma coragem, paixão e ousadia dessa “mulher... que era pecadora”!
Fiquem com Deus
Equipe FdE